Nota: oncologia preocupa SIMED

Nota: oncologia preocupa SIMED

O Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) torna pública sua preocupação diante do não cumprimento do acordo judicial que determinou a retomada integral dos serviços de oncologia (radioterapia, braquiterapia e quimioterapia) da Unidade de Alta Complexidade (UNACON) do Hospital Regional de Araguaína.
O prazo inicial era 12 de abril. Foi prorrogado pela Secretaria da Saúde (Sesau) para o dia 27 de abril, em medida alheia ao acordo judicial. E até a presente data os serviços não estão sendo oferecidos em sua integralidade.
Uma das causas no atraso é o equipamento montado pelo Instituto Oncológico Ltda para o qual a Secretaria da Saúde (Sesau) terceirizou o serviço. A máquina de radioterapia é velha e ainda se encontra com defeito.
Cumpre ressaltar que apenas os pacientes que estavam na lista de tratamento, inclusos na ação civil pública que homologou o acordo, foram atendidos. Aos demais pacientes o atendimento não é ofertado.  Além disso, serviços como braquiterapia, que era oferecido na unidade deixou de existir, sendo que os pacientes precisam ser transportados para outras localidades.
Para o SIMED-TO estas evidências indicam que o modelo de transferência de serviços, praticado pelo Estado, tem se mostrado insatisfatório e insuficiente para atender à população no seu direito básico à saúde.
Janice Painkow
Presidente do SIMED-TO
158 Total de acessos 2 Acessos hoje

Compartilhe

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


Warning: get_headers(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/www/html/simedto.org.br/web/wp-content/themes/porto/includes/init.php on line 97

Warning: get_headers(): This function may only be used against URLs in /var/www/html/simedto.org.br/web/wp-content/themes/porto/includes/init.php on line 97