Novo secretário garante acerto de passivos e que não terceirizará hospitais

Novo secretário garante acerto de passivos e que não terceirizará hospitais

Primeira audiência entre o novo titular da Sesau e os dirigentes do SIMED

Primeira audiência entre o novo titular da Sesau e dirigentes do SIMED-TO para discutir problemas e soluções para a saúde

Diretores do Sindicato dos Médicos (SIMED-TO) se reuniram nesta sexta-feira, 5, com o novo secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir. A reunião foi proposta pelo secretário durante o movimento de paralisação de advertência realizada pelos médicos entre os dias 1º e 3 de fevereiro como forma de chamar a atenção para as más condições de trabalho nos hospitais e o descumprimento do acordo para pagamento de direitos trabalhistas em atraso.

Além de expor ao secretário o diagnóstico dos médicos sobre os problemas de gestão e da realidade do serviço de saúde nos hospitais, o SIMED-TO apresentou as demandas referentes ao descumprimento de leis estaduais que regulamentam gratificações de urgência, emergência, UTI e a produtividade, entre outras.

A presidente do SIMED-TO, Janice Painkow, destacou a abertura do diálogo, antes inexistente, como um bom começo da relação do novo secretário com a categoria.

Musafir: gestão sem terceirização dos hospitais

No encontro, o secretário ressaltou que sua primeira audiência à frente da pasta ocorreu com o SIMED-TO. Musafir garantiu que não vai haver terceirização dos hospitais e que retornará o serviço de oncologia em Araguaína, hoje terceirizado, para a gestão estadual.

Em relação à falta de medicamentos, insumos e equipamentos, o secretário afirmou aos médicos que está adotando providências urgentes para o abastecimento e para dar melhores condições de trabalho para servidores e médicos, inclusive melhorias no alojamento.

Outro ponto discutido foi o retorno imediato da mesa de negociação do SUS e a necessidade da reestruturação do serviço de saúde e dos hospitais.

Ao receber a reivindicação dos médicos de Gurupi, feita ao governador e também entregue ao novo secretário, sobre a atuação das diretorias geral e administrativa, o secretário disse que irá readequar as diretorias de todos os hospitais.

Quanto aos passivos financeiros, Musafir pediu até o dia 20 de fevereiro para discutir o acordo em conjunto com as secretarias da Fazenda e da Administração. Até a data, irá concluir um diagnóstico financeiro para subsidiar reunião com os médicos.

Sobre os plantões extras e de sobreaviso, o secretário propôs a criação de uma normativa, em conjunto com os médicos, para evitar as atuais glosas. Quanto ao plantão de sobreaviso, o secretário defendeu a obediência do que prescrevem a legislação federal e as normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Após o dia 20, a Sesau e os médicos deverão retomar as tratativas sobre os problemas da saúde. Além da presidente, o SIMED-TO levou para a reunião os médicos Hélio Marques Maués, Orestes Sanches Júnior e a médica Nara Neli Torres. Pela Sesau, também participaram o subsecretário, Claudio Manoel Soares Nunes, e o superintendente de assuntos jurídicos, Pabllo Félix de Araújo.

344 Total de acessos 1 Acessos hoje

Compartilhe

Comentário (1)

  • Renato de Castro Responder

    Excelente começo!
    Esperamos que dessa primeira reunião saia frutos bons para a saúde e para a nossa profissão no Tocantins! Parabéns!!!

    06/02/2016 at 15:41

Deixe um comentário

Your email address will not be published.


Warning: get_headers(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /var/www/html/simedto.org.br/web/wp-content/themes/porto/includes/init.php on line 97

Warning: get_headers(): This function may only be used against URLs in /var/www/html/simedto.org.br/web/wp-content/themes/porto/includes/init.php on line 97