Dirigentes da Federação Médica Brasileira (FMB) cumprem agenda sindical entre a quinta-feira, 23, e esta sexta-feira, 24 de setembro, no Recife (PE).

Entre os compromissos cumpridos pela Federação, se destaca o encontro com sindicatos dos Médicos de Pernambuco, Paraíba, Pará, Campinas (SP), Alagoas e Tocantins, para discutir assuntos de interesse da classe médica. Recife sediará o congresso da entidade em novembro, quando haverá eleição da nova diretoria para o próximo triênio.

Outro compromisso importante para a categoria foi a visita ao Poder Legislativo da capital pernambucana, que possui um legislador oriundo do movimento médico, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos).  O médico, juntamente com os vereadores Alcides Cardoso (DEM), Zé Neto (PROS) e Renato Antunes (PSC) recebeu os representantes e explicou a rotina do Legislativo.

Vice-presidente da Federação Médica Brasileira, Janice Painkow, destaca a importância dos Legislativos para o fortalecimento da democracia e do sistema de saúde. “Reforçamos a importância de termos médicos ocupando os espaços políticos, porque isso resulta em a contribuição técnica no olhar pra saúde e elaboração e defesa de projetos para a área da saúde”.

O presidente da FBM, Casemiro Reis, lembra que o Legislativo é um dos pilares da democracia em todos os níveis e um porto para os profissionais da medicina. “Atuamos no Legislativo defendendo os interesses da categoria médica e da saúde”.

Fiscalização hospitalar

A Federação Médica Brasileira também participou juntamente com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) de uma visita de fiscalização ao HOF (Hospital Otávio de Freitas), que enfrenta uma situação de caos provocado pela superlotação e tem gerado preocupação para as entidades médicas.

A vistoria incluiu uma reunião com o diretor da unidade, Antonio Almeida, quando a entidade expôs sua preocupação com o cenário da falta de condições adequadas para o trabalho médico, que compromete o atendimento decente ao cidadão que precisa da urgência e emergência no Recife.

Federação Médica durante visita à Câmara Municipal do Recife

 

Dirigentes da FMB e Simepe vistoria hospital em Recife