Hélio Maués na sede do SIMED, onde era secretário de Formação Sindical 

 

Com imenso pesar, o Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO) externa os mais sinceros sentimentos pela morte do médico e secretário de Formação Sindical e Relações Intersindicais da entidade, o pediatra Hélio Hermenegildo Marques Maués, aos 62 anos, nesta segunda-feira, 4 de outubro de 2021, em Brasília.

Um dos médicos pediatras mais respeitados do Tocantins, Hélio Maués dedicou sua vida aos pacientes em neonatologia, ramo que cuida de recém-nascidos até que completem o primeiro mês de vida.

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, tornou-se especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela UNIRIO, além de mestre, pela UFT. Com o mesmo esmero com que cuidou de sua vida acadêmica, Hélio Maués participou não apenas da implantação, como conferiu reconhecimento e excelência à UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados para recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era um tenro defensor.

Também especialista em Homeopatia, pela Sociedade de Homeopatia do Rio de Janeiro, Helio atuou na coordenação estadual e como instrutor de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e empenhou, com honradez e tenacidade, seu saber e proatividade na Secretaria de Formação Sindical e Relações Intersindicais por mais de uma década.

Por tudo que representou para a história da pediatria no Tocantins e agiu na luta pelos profissionais de saúde, o SIMED-TO acredita que o legado memorável do profissional, do amigo e companheiro de caminhada sindical jamais poderá ser esquecido, e rogamos a Deus que ofereça ao Hélio Maués o merecido descanso, e conforte amigos e familiares nesse momento de dor.