História

1989

A paixão democrática que contagiava o País e viabilizou o mais novo estado moveu 43 médicos a comparecerem no salão do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Porto Nacional, em 18 de março de 1989, para fundar o Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (SIMED-TO) e eleger a primeira diretoria, presidida pelo médico Neilton Araújo e, na vice-presidência, Sandra Maria Deotti Carvalho.

1993

Em março de 1993, assumia a presidência do SIMED-TO o médico Laudelino Dias Pinheiro, em solenidade no Serrano’s Park Hotel em Paraíso do Tocantins. Segundo presidente da entidade, com a vice-presidente, Corina Nair Vieira de Paula, Laudelino construiu a sede social do sindicato, em Palmas, com projeto de Maurício H. G. Guimarães e obras da empresa Guimarães e Terra Ltda.

2003

Em 2003, concorrendo pela chapa única “Moralidade e Honestidade”, o urologista Hilton Soares da Mota elege-se para comandar o sindicato na gestão entre 2003 e 2006. Ao seu lado, tinha como vice-presidente o pediatra Hélio Hermenegildo Marques Maués e na tesouraria o Bucar Amad Bucar, que na gestão seguinte lhe sucederia no comando da entidade.

2009

Ao completar 20 anos de fundação o SIMED-TO elegeu como presidente a médica gaúcha Janice Painkow. Ela se tornaria a primeira mulher a presidir a entidade. O SIMED-TO contava com 546 médicos filiados aptos a votarem que a elegeram presidente. Com a chapa “Valor e Respeito” ela conquistou 45,1% dos 326 votos válidos na eleição realizada dia 26 de junho.